Assista a entrevista da Mãe Flávia, no Programa Conexão Futura, do Canal Futura, falando sobre o Mapeamento das Casas de Religião de Matriz Africana.
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
DIVULGAÇÃO - PROJETO BATUC
Caríssimos irmãos de fé e companheiros de jornada, estamos divulgando o convite do Projeto BATUC para o 1º Encontro de Dirigentes e Representantes de Terreiros da Região dos Lagos.
O evento é uma parceria entre o Projeto BATUC, o Mapeamento das Casas de Religião de Matriz Africana da PUC-Rio, com o apoio da Casa do Perdão que trará a discussão de temas muito importantes ao nosso segmento.
Participem e ajude-nos na divulgação de mais essa iniciativa!
Um fraternal abraço da família Casa do Perdão.
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Manifesto das lideranças e entidades do movimento social negro em apoio à candidata Dilma Roussef
Dilma é a garantia de avanços para a questão racial
Nós, lideranças e entidades do movimento social negro, que representamos 50,6% da população brasileira, manifestamos nosso integral apoio à candidatura de Dilma à Presidência da República, pelas razões que se seguem: O Brasil produziu em oito anos políticas públicas que alcançaram de maneira muito especial a população negra brasileira, como os programas Minha Casa, Minha Vida, Luz para Todos, Bolsa Família, Brasil Quilombola, Saúde da População Negra, Ensino da História e da Cultura Afro-brasileira, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a valorização do Salário Mínimo, o aumento de trabalhadores com carteira assinada e o ProUni, dentre outros.
O crescimento econômico sustentável adotado pelo Governo Lula garantiu mobilidade social, possibilitando a ascensão de 36 milhões de pessoas à classe média, com resultados expressivos para toda a nação e em especial para a população negrabrasileira.
Dilma contribuiu na construção do Estatuto da Igualdade Racial, a primeira lei desde a Abolição criada com o objetivo de possibilitar o acesso de negros e negros aos bens culturais, econômicos e sociais em igualdade de oportunidades.
Dilma defende a titulação das comunidades quilombolas, o ProUni – que já abriu as portas das universidades para 350 mil estudantes negros – e ações afirmativas.
Dilma é a única candidata comprometida com a manutenção do Ministério da Igualdade Racial, criado pelo presidente Lula. Assim, a vitória eleitoral de Dilma presidente é a garantia de que as políticas públicas de inclusão da população negra, indígenas e ciganos não serão interrompidas!
Dilma presidente é a garantia da materialização dos direitos descritos no Estatuto da Igualdade Racial, com ações de igualdade de oportunidades!
Dilma presidente é a garantia do direito à vida digna e à liberdade, inclusive de cada um professar a sua fé e religiosidade!
Dilma presidente é a garantia da consolidação da democracia!
Para aderir ao manifesto mande uma mensagem para:manifestoigualdaderacial@dilma13.org.br
Assine este manifesto!
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Reflexão dos Umbandistas e Candomblecistas quanto à eleição presidencial de 2010 e Dilma Roussef
O Centro Espírita Casa do
Perdão vem por meio desta sugerir uma reflexão da comunidade religiosa
Umbandista e Candomblecista á cerca da eleição presidencial de 2010. Após
observarmos o cenário das propagandas eleitorais para o segundo turno,
resolvemos nos pronunciar afim de socializar nosso ponto de vista a respeito da
candidatura de Dilma Roussef. Para nós estudantes das ciências sociais e
políticas nada é surpresa no que se refere à quantidade de intrigas e calúnias
que estão sendo lançadas nesta reta final de campanha, o que nos assusta é o uso
oportunista que fazem da internet, este moderno e potente veículo de comunicação
para lançarem boatos tecnicamente elaborados para comprometerem a imagem de
Dilma Roussef. O que estamos comprovando mais uma vez, é como a comunidade
religiosa afro brasileira fica facilmente refém deste tipo de situação em
virtude de nossa frágil desinformação sobre como funciona exatamente o sistema
político brasileiro. Ao invés de nos preocuparmos com os rumores de que a
candidata Dilma é a favor do aborto e que se posiciona contra os religiosos de
matriz africana, precisamos refletir com bom senso e lucidez sobre a nossa
organização institucional dentro do país para somente então dizermos que estamos
à margem do processo decisório eleitoral brasileiro. Um exemplo repetitivo que
costumamos usar para ilustrar o nosso ponto de vista sobre tal questão é o
convite inédito do Supremo Tribunal Federal as religiões existentes no país para
consultá-las quanto suas posições referentes ao aborto. Esta audiência publica
foi transmitida ao vivo pela TV Justiça (conforme link abaixo) e lá somente
estiveram presentes os representantes do Segmento Católico (CNBB), dos
Evangélicos (IURD) e dos Cardecistas (Associação dos Médicos Espíritas do
Brasil), e antes que qualquer um de nós diga com indignação que os umbandistas e
candomblecistas não receberam o convite para participar de tal audiência,
gostaria de perguntá-los a que órgão o Supremo deveria se reportar para nos
convidar, uma vez que somente estiveram presentes órgãos que representam
nacionalmente estes segmentos religiosos participantes. Novamente neste momento
eleitoral percebemos quanto o posicionamento religioso está sendo importante
para definir o apoio e compromissos de governo e novamente volto a perguntá-los
a quem mesmo os presidenciáveis Dilma e Serra devem se reportar para solicitar
nosso apoio??? Pois é, a verdade é que não temos um órgão constituído
juridicamente, politicamente, economicamente e nacionalmente para ocupar tais
espaços e em nosso ponto de vista é neste item que devemos prender nossas
atenções ao invés de pegarmos carona no “disse me disse” via web aumentando os
pontos que os contos contam sem sequer fazermos uma reflexão lúcida sobre os
fatos. Por favor, não subestimemos a sagrada inteligência que os Orixás e nossos
ancestrais nos dão e comecemos a tentar entender como o processo funciona.
Alguém já ouviu falar de bancada umbandista e ou candomblecista dentro das
Câmaras Municipais, nas Assembléias Legislativas, Federais ou dentro do
Senado??? Já que até o presente momento não nos preocupamos com nossa
organização sócio política e econômica e ainda temos o disparate de termos entre
nós irmãos que se recusam a discutir política, como se isto fosse um assunto
sujo aos quais os praticantes da umbanda e do candomblé não devessem participar;
gostaríamos de dizer que se por ventura a bancada evangélica ou católica, que
são fortíssimas nas estâncias de governo, aprovem uma Lei que proíba, por
exemplo, o uso de atabaque ou de oferendas em espaços públicos, nós que lá
dentro não temos voz e representação, seremos obrigados a acatar, pois é lá que
são elaboradas todas as leis que regulam os cidadãos brasileiros. Então como
dizer que nos recusamos a não pensar sobre a política, se é ela, que elabora e
aprova as leis que nos regulam????? Está mesma bancada deu entrada no projeto de
lei que reconhece o Gospel como Patrimônio Cultural do País, e nos perguntamos
se alguém lembra do Gospel fazer parte do folclore brasileiro??? Por isto
precisamos repensar nosso posicionamento sobre os fatos políticos, pois o que
não é possível é daqui a quatro anos permaneçamos na mesma situação, ou seja
omissos, silenciados e invisíveis a cerca da nossa participação em um processo
eleitoral presidenciável tão importante como este que estamos vivendo neste
momento. Realmente a candidata Dilma fez acordo político com as bancadas
evangélica e católica para se fortalecer, pois as calúnias que tiraram muitos
dos seus votos no primeiro turno foram todas de fundo religioso como o aborto e
o casamento homossexual. Nós não fomos consultados, volto a dizer, porque não
temos representação institucional nacional à altura de um acordo político como
este que nos possibilite declarar publicamente nossa opinião eleitoral. A
despeito de nossa concordância, é assim que funciona o sistema político
brasileiro. É de fato muito frágil a nossa situação. Temos que ter a franqueza
de dizer que se por acaso um dos presidenciáveis fechasse apoio político com um
pequeno grupo de religiosos afro-brasileiros estes não teriam o poder de
comprometer todos os votos dos religiosos do nosso segmento, diferentemente dos
evangélicos e católicos que não somente comprometem seus votos como elegem seus
indicados. Poucos são as Mães, Pais, Yalórixas, Babálorixas e Zeladores de Santo
entre nós, que possuem uma postura de aparente vanguarda e já despertaram para a
construção de uma nova visão sobre religião e política, estes são aqueles que
como nós não costumam ser bem compreendidos por muitos irmãos de fé e tornam-se
facilmente alvo de críticas e ataques oriundos do próprio segmento que em nosso
ponto de vista são frutos mais da ignorância mais do que da contrariedade
propriamente dita, mas se por acaso seja a discordância irrefletida que move o
“povo do contra” também nos cabe respeitá-los. Afinal não haveria democracia se
a diversidade não fosse respeitada. Logo falamos nesta carta para aqueles que se
encontram conosco em pelos menos alguns pontos em comum que temos apontado e
pedimos que se informem a respeito do nosso quadro político dos últimos
cinqüenta anos e pesquisem qual foi o ultimo governo que olhou para nós,
sabemos que depois de Getulio Vargas somente Lula direcionou política publica
para nos alcançar com a criação da SEPIR- Secretaria Especial de Promoção da
Igualdade Racial, que embora seja um órgão para promover a igualdade racial,
abriu espaço para nossas demandas na gestão do então Ministro Edson Santos.
Todos nós sabemos que este Ministério será imediatamente desconstituído caso o
candidato Serra seja eleito, porque esta direita burguesa nunca se importou
conosco. Pesquisem também em sua cidade e estado qual foi o ultimo religioso
assumidamente umbandista ou candomblecista eleito para o legislativo, executivo
ou câmaras municipais. Aqui no Rio de Janeiro podemos dizer que desde da década
de 70 não elegemos uma pessoa assumidamente da religião, surpreendentemente
elegemos aqueles não adeptos da religião, porém que se mostram simpatizantes a
nossa tradição religiosa. Para nós é um mistério porque os religiosos afro
brasileiros se recusam a refletir e discutir sobre tais pontos políticos,
enquanto os evangélicos e católicos os fazem tranqüila e publicamente, sem um
pingo de vergonha e alias porque deveriam ter se estão apenas exercendo seus
direitos constitucionais, elegendo aqueles que consideram seus dignitários
representantes junto ao poder público. Talvez o que precisamos é entender que os
tempos mudaram, já não precisamos mais nos esconder, o preconceito e a
perseguição desde o início dos tempos não conseguiu matar nosso amor e fé em
nossa ancestralidade e tradição africana, indígena e portanto brasileira. Somos
um povo forte, embora ainda desarticulado. O Mapeamento dos Terreiros
financiado pelo governo Lula através da SEPIR é um primeiro passo para a
construção de uma política públicas sólida que visa apoiar o inicio de nossa
organização social. Mas muito ainda temos que fazer. Foi o governo do
Presidente Lula que também assinou à Carta Compromisso de Combate a Intolerância
Religiosa (link abaixo) então nos assusta como muitos ainda tem dúvida sobre em
quem votar para Presidenta, somente Dilma manterá tais ações políticas e não
podemos culpa - lá por nossa ausência de organização, o fato de aliar-se aos
evangélicos e católicos não significa que a mesma tenha rompido conosco um pacto
de apoio recíproco que sequer foi feito, talvez não por falta de vontade e
inteligência política dos coordenadores de campanha, mas por falta de nossa
própria organização jurídica, política e portanto institucional. Novamente
voltamos a dizer que nosso maior inimigo não são nossos irmãos católicos e
evangélicos, mas sim nossa própria ignorância a respeito de nossos direitos e
deveres e é exatamente isto que pretendemos combater com as ações que a Casa do
Perdão faz ao longo dos seus onze anos de existência, através das palestras e
orientações gratuitas para legalização dos Terreiros e com a idealização do
Projeto de Mapeamento dos Terreiros do Rio de Janeiro que ainda tem muito mais a
nos dizer positivamente sobre o povo de santo de nosso Estado e desejamos
sinceramente que este sirva também como impulso aos religiosos dos outros
estados que ainda não começaram a pensar sobre o inicio do processo de se
descobrir e em seguida quantificar. Votar para aquela elite eurocêntrica e
burguesa que sempre esteve no comando deste país é cometer um crime com este
momento inédito que estamos vivendo em nossa história atual, depois de cinqüenta
anos de ostracismo e invisibilidade, sem termos um governo que nos enxergasse,
Dilma merece nosso crédito de confiança por que está comprometida em manter as
políticas do Presidente Lula e isto já é para nós o bastante, porque o que para
os discordantes, dentro da religião, é pouco para nos já é um bom começo, afinal
o que é pouco comparado ao nada que sempre recebemos dos governos anteriores ao
Presidente Lula??? Reflitamos com franqueza, coragem e atitude se nossas
críticas não devam ser mais direcionadas as nossas ações de organização internas
do que para o processo externo que mal nos enxerga, para eles nós somos todos
macumbeiros e ponto, e se isto nos incomoda somos nós que devemos mostrar o
contrário dando o primeiro passo com o inicio de nossa organização. Enquanto
nós fizermos questão de nos diferenciarmos entre nós, dizendo que sou de tal
tradição ou nação, perdemos tempo em formar um bloco coeso que não irá discutir
ritualísticas religiosas, mas sim, o nosso papel dentro desta sociedade que
depois de 500 anos já pode dizer que tem religião brasileira, indígena e de
matriz africana. Conservemos nossas especificidades internamente e externamente
vamos nos organizar para então construir o respeito que merecemos dentro do
nosso próprio país, que tem a cara da Umbanda e do Candomblé e vamos com Dilma
para o Brasil seguir mudando!!!
Links:
Flávia
Pinto
Presidente
da Casa do Perdão
Tel.: (21)
9359-1519 / 7704-4352 / ID: 123*41731
www.casadoperdao.com
casadoperdao@casadoperdao.com
terça-feira, 28 de setembro de 2010
domingo, 12 de setembro de 2010
LEGALIZAÇÃO - UM DIREITO DE TODOS
A legalização dos Templos de Umbanda e Candomblé é uma necessidade urgente e vital para todas as casas religiosas de cultos afro brasileiros existente no Estado e no País. A ausência de legalidade nos coloca em uma situação de quase clandestinidade perante ao poder publico e na sociedade, pois um Templo Religioso sem CNPJ é como um pessoa física sem CPF, ou seja um indigente que não existe aos olhos da Lei, existe de fato, mas não de direito.
Esta situação também nos coibi de usufruir dos direitos e deveres que são assegurados a todas as instituições religiosas de diferentes credos devidamente regularizadas conforme previsto na Constituição brasileira, deixamos de usufruir, por exemplo, de subvenções parlamentares para apoio aos trabalhos sociais desenvolvidos dentro das Comunidades Terreiros.
É sabido que muitos Terreiros permaneceram sem a busca de legalidade em virtude de na década de cinqüenta ter sido disseminada a idéia que bastava sermos ligados a alguma Federação que bastaria para nossa existência legal, na ocasião isto impedia que o culto fosse interrompido quando da invasão da policia dentro das casas religiosas, ato comum naquela época. A apresentação do vínculo federativo pendurado no quadro do Terreiro ao policial presente no Templo impedia a interrupção do culto(Gira ou Xiré), este fato nos condicionou o habito de não buscarmos a retirada de CNPJ, pois nos contentávamos com o vínculo federativo, que hoje não é mais suficiente.
Estamos vivendo outro momento histórico e apesar de ainda encararmos muitos preconceitos não temos mais a freqüência da policia em nossos cultos, portanto esta na hora de vencermos o medo e nos posicionarmos para a busca de nossos direitos combatendo nosso maior inimigo que é nossa própria desinformação. Uma Casa de Santo devidamente legalizada poderá falar por si própria, além de poder receber auxilio publico e privado para seus trabalhos e projetos sociais, retirar autonomia previdenciária junto ao INSS para o seu Ministro Religioso(Sacerdote ou Yalorixá) realizar casamentos e batizados, dentre outros direitos.
No que concerne nossos deveres somos isentos, na Cidade do Rio de Janeiro, de quase todos os tributos porém temos um prazo para declarar nosso prestação de contas e situação fiscal afim de evitarmos multas por atrasos referentes aos prazos vigentes. Alguns dirigentes já despertaram para vencerem seus tabus internos sobre esta questão e saltaram na frente na busca pelos seus direitos. E estes são aqueles que entenderam o singular momento histórico que estamos vivendo e por isto a necessidade de nos organizarmos para participar civicamente do processo de organização política e posicionamento social que nossa religião está vivendo.
Legalize se já!!!
A Casa do Perdão está realizando o atendimento gratuito para legalização dos terreiros em parceria com o gabinete do Deputado Estadual Gilberto Palmares.
Para maiores informações entre em contato:
Esta situação também nos coibi de usufruir dos direitos e deveres que são assegurados a todas as instituições religiosas de diferentes credos devidamente regularizadas conforme previsto na Constituição brasileira, deixamos de usufruir, por exemplo, de subvenções parlamentares para apoio aos trabalhos sociais desenvolvidos dentro das Comunidades Terreiros.
É sabido que muitos Terreiros permaneceram sem a busca de legalidade em virtude de na década de cinqüenta ter sido disseminada a idéia que bastava sermos ligados a alguma Federação que bastaria para nossa existência legal, na ocasião isto impedia que o culto fosse interrompido quando da invasão da policia dentro das casas religiosas, ato comum naquela época. A apresentação do vínculo federativo pendurado no quadro do Terreiro ao policial presente no Templo impedia a interrupção do culto(Gira ou Xiré), este fato nos condicionou o habito de não buscarmos a retirada de CNPJ, pois nos contentávamos com o vínculo federativo, que hoje não é mais suficiente.
Estamos vivendo outro momento histórico e apesar de ainda encararmos muitos preconceitos não temos mais a freqüência da policia em nossos cultos, portanto esta na hora de vencermos o medo e nos posicionarmos para a busca de nossos direitos combatendo nosso maior inimigo que é nossa própria desinformação. Uma Casa de Santo devidamente legalizada poderá falar por si própria, além de poder receber auxilio publico e privado para seus trabalhos e projetos sociais, retirar autonomia previdenciária junto ao INSS para o seu Ministro Religioso(Sacerdote ou Yalorixá) realizar casamentos e batizados, dentre outros direitos.
No que concerne nossos deveres somos isentos, na Cidade do Rio de Janeiro, de quase todos os tributos porém temos um prazo para declarar nosso prestação de contas e situação fiscal afim de evitarmos multas por atrasos referentes aos prazos vigentes. Alguns dirigentes já despertaram para vencerem seus tabus internos sobre esta questão e saltaram na frente na busca pelos seus direitos. E estes são aqueles que entenderam o singular momento histórico que estamos vivendo e por isto a necessidade de nos organizarmos para participar civicamente do processo de organização política e posicionamento social que nossa religião está vivendo.
Legalize se já!!!
A Casa do Perdão está realizando o atendimento gratuito para legalização dos terreiros em parceria com o gabinete do Deputado Estadual Gilberto Palmares.
Para maiores informações entre em contato:
Joyce Barros
E-mail: joyce@casadoperdao.com
Telefone: (21) 7706-9769 / 124*14821
Leia também:
sexta-feira, 3 de setembro de 2010
Mãe Flavia da Casa do Perdão no debate sobre intolerância religiosa na TV ALERJ (COMPLETO)
Seguem abaixo os vídeo gravados no debate sobre intolerância religiosa da TV ALERJ, com a participação da Mãe Flávia, dirigente da Casa do Perdão.
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