sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Homicídios da população negra no Brasil, 2002-2012

Este mês, o “Tempo em Curso” traz à reflexão um quadro alarmante, evidenciando a consistente e perversa elevação dos homicídios da população preta & parda entre os anos de 2002 e 2012.

Naquele período, o número de homicídios de pretos & pardos aumentou em mais de 11 mil ocorrências, ao passo que entre a população branca este mesmo número se reduziu em cerca de 4,5 mil casos.

As informações foram extraídas do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), organizado pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) do Ministério da Saúde (MS).

Em consequência da paralização dos servidores do IBGE, não foi possível dar prosseguimento às usuais séries da Pesquisa Mensal de Emprego (PME). Sendo assim, em relação aos indicadores de mercado de trabalho, esta edição conta apenas com a divulgação e comentário dos indicadores extraídos a partir do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) fornecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Tais dados se encontram desagregados pelos grupos de cor ou raça e sexo e fazem referência ao período compreendido entre maio de 2013 e maio de 2014.

O “Tempo em Curso” é uma publicação eletrônica mensal sobre as desigualdades de cor ou raça e gênero no mercado de trabalho metropolitano brasileiro. A edição completa está disponível no link: http://www.laeser.ie.ufrj.br/PT/tempo%20em%20curso/TEC%202014-07.pdf

Fonte: Tempo em Curso - Instituto de Economia / LAESER - Laboratório de Análises Econômicas, Históricas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário