terça-feira, 24 de agosto de 2010

MAPEAMENTO DAS CASAS DE RELIGIÃO DE MATRIZ AFRICANA

A Pesquisa de Mapeamento das Casas de Religiões de Matriz Africana do Estado do Rio de Janeiro é um Projeto realizado pela PUC-RIO com financiamento do Governo Federal através da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), sendo a mesma solicitada a estes órgãos pelo “Conselho Griot”, que é um conselho religioso consultivo formado por quatorze lideranças religiosas sendo sete da Umbanda e sete do Candomblé. 

O objetivo deste Projeto é visibilizar o quantitativo de Terreiros de Umbanda e Candomblé presentes no Estado com a perspectiva de que este resultado possibilite a construção de Políticas Públicas efetivas para este segmento religioso e também o seu fortalecimento na luta pela liberdade religiosa. 

Nesse primeiro ano de trabalho quantificamos o total de 650 casas que correspondem a 45 mil adeptos (fora os praticantes) desse segmento religioso, faz parte do escopo do trabalho também o primeiro levantamento oficial de casos de intolerância religiosa realizado no Rio de Janeiro. 

Além disto este Projeto está possibilitando identificar o gigantismo dos trabalhos sociais realizados dentro das comunidades terreiros que funcionam como verdadeiros Quilombos urbanos auxiliando as comunidades do seu entorno, haja vista que a maioria destes Templos estão localizados junto aos bolsões de miséria do Estado, e realizam estes feitos sem nenhuma ou pouquíssima ajuda governamental. 


Outro dado importante levantado pela Pesquisa é a ausência, quase massiva, de Terreiros legalizados, fator que favorece a não utilização igualitária prevista na Constituição brasileira, dos benefícios destinados a toda e qualquer instituição religiosa dentro do País. 

O principal produto gerado por este trabalho é um desenho cartográfico que demonstra dentro do mapa do Rio de Janeiro a distribuição e localização geográfica destes Terreiros, que poderão ser encontrados pelo nome do Templo, nome da liderança religiosa, pela nação ou pelo bairro. Ao clicar sobre o ponto que situa o Terreiro dentro do mapa aparecerá as principais informações da casa mapeada e que foram legalmente autorizada pelo responsável pelo Terreiro, como nome do Templo, nome da liderança, endereço, data de fundação, nação e se realiza trabalhos sociais. 

Todas estas informações estão disponíveis no site:
www.puc-rio.br/mapeamentocrma

Nenhum comentário:

Postar um comentário