sexta-feira, 13 de junho de 2014

Rio intensifica combate à exploração sexual com operação no Galeão

Rio intensifica combate à exploração sexual com operação no Galeão

A
 Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) do Rio intensificou as ações de combate a violação dos direitos infantojuvenis e 160 profissionais da SMDS estão nas ruas para combater qualquer tipo violação dos direitos da criança e do adolescente da cidade do Rio de Janeiro.

Nesta sexta-feira, profissionais do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) Stella Maris fizeram uma mobilização no setor de desembarque do Aeroporto Tom Jobim para distribuição de material informativo sobre o enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Para o
 secretário municipal de Desenvolvimento Social Adilson Pires, é importante a atuação preventiva dos direitos da crianças e adolescentes, principalmente em megaeventos:

- Este trabalho só terá resultado positivo se conseguirmos consolidar todos os esforços. Desta forma, estaremos criando mecanismos para proteger nossas crianças e adolescentes de todo tipo de violência. O ideal é que não haja violação, que atuemos, principalmente, na prevenção dos direitos.

A operação funcionará até a final da Copa do Mundo,  tendo como foco principal os dias de jogos da seleção brasileira e de partidas disputadas no estádio do Maracanã. Dentre as ações criadas especialmente para o período estão o Plantão Integrado, composto pelos diversos órgãos do sistema de garantia de direitos, e o Espaço Temporário de Convivência, onde funcionários daSMDS
 atenderão as crianças e adolescentes em um espaço lúdico. As ações terão como base uma estrutura montada na região da Praça XI. Em Copacabana, onde acontece a Fun Fest em todos os dias de jogos do mundial, a SMDS montou uma base de atendimento na Avenida Atlântica esquina Rua Rodolfo Dantas.

Durante toda a Copa, equipes de abordagem social do município estarão reforçadas. Diariamente, elas realizarão a busca ativa de casos de exploração ou abuso sexual infanto-juvenil, trabalho infantil, abandono, dentre outras situações de violações de direitos. O monitoramento será intensificado no Centro, Lapa, Zona Sul, Tijuca e Barra da Tijuca, regiões mapeadas a partir do trabalho já realizado dos CREAS da SMDS. Também receberão atenção especial pontos turísticos, hotéis, restaurantes, a rodoviária Novo Rio e aeroportos, as principais portas de entrada da cidade.

Desde o início do mês de maio a
 SMDS realizou mais 50 atividades em torno da temática de exploração sexual de crianças e adolescentes visando a sensibilização da população contra este crime. Iniciativas como o lançamento de uma cartilha de orientação e a capacitação de policiais e guardas municipais para atuação contra esses delitos também foram promovidas pelo município para potencializar o enfrentamento às violações de direitos de crianças e adolescentes no Rio de Janeiro.

Para denunciar qualquer tipo de violência contra crianças e adolescentes, basta ligar para o Disque 100, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. O serviço funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive nos finais de semana e feriados. Além do telefone, os denunciantes também podem procurar atendimento nos Conselhos Tutelares.

Fonte: 
VEÍCULO: CORREIO DO BRASIL ONLINE / EDITORIA: RIO DE JANEIRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário