segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Eleições 2014: propostas sobre as políticas de promoção da igualdade racial

O tema especial do boletim Tempo em Curso deste mês é um estudo das propostas sobre as políticas de promoção da igualdade racial dos candidatos à Presidência da República. A análise do Tempo em Curso se dedica a cinco áreas de políticas públicas: i) políticas de ação afirmativa; ii) titulação das terras quilombolas; iii) violência contra a população negra; iv) saúde da população negra; e v) intolerância religiosa.

É importante lembrar que esta será a segunda vez que o LAESER realiza esta análise. O Tempo em Curso de setembro de 2010 se dedicou ao mesmo debate no cenário eleitoral daquele ano.

Deste modo, tanto naquele momento, como no atual, o LAESER acredita estar elaborando importantes contribuições para a qualificação do debate político do país. Acreditamos que o exercício da cidadania seja melhor praticado quando os cidadãos estão bem informados sobre a plataforma de cada candidato, isto considerando o conjunto de temas relevantes para serem debatidos quando do momento das eleições gerais, tal como ocorrerá em mais algumas semanas no Brasil. E as políticas de igualdade racial, seguramente, fazem parte deste rol.

No que tange à divulgação dos indicadores de mercado de trabalho do Tempo em Curso, assim como já ocorreu na edição de julho de 2014, no presente número não foi possível dar prosseguimento às usuais séries baseadas nos microdados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME). Em consequência da paralização dos servidores, o IBGE divulgou os microdados da PME de junho de 2014 apenas para Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP).

Sendo assim, o anexo estatístico dessa edição conta com apenas dois indicadores extraídos da PME: o rendimento médio do trabalho principal e a taxa de desemprego, ambos desagregados pelas quatro Regiões Metropolitanas divulgadas pelo IBGE. Além deles, a síntese estatística contém as já habituais tabelas de indicadores provenientes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), fornecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).


O boletim na íntegra pode ser acessado através do link: http://www.laeser.ie.ufrj.br/PT/tempo%20em%20curso/TEC%202014-08.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário