O tema especial do boletim Tempo em Curso deste mês é um
estudo das propostas sobre as políticas de promoção da igualdade racial dos
candidatos à Presidência da República. A análise do Tempo em Curso se
dedica a cinco áreas de políticas públicas: i) políticas de ação afirmativa;
ii) titulação das terras quilombolas; iii) violência contra a população negra;
iv) saúde da população negra; e v) intolerância religiosa.
É importante lembrar que esta será a segunda vez que o LAESER realiza
esta análise. O Tempo em Curso de setembro de 2010 se dedicou ao
mesmo debate no cenário eleitoral daquele ano.
Deste modo, tanto naquele momento, como no atual, o LAESER acredita
estar elaborando importantes contribuições para a qualificação do debate
político do país. Acreditamos que o exercício da cidadania seja melhor
praticado quando os cidadãos estão bem informados sobre a plataforma de cada
candidato, isto considerando o conjunto de temas relevantes para serem
debatidos quando do momento das eleições gerais, tal como ocorrerá em mais
algumas semanas no Brasil. E as políticas de igualdade racial, seguramente,
fazem parte deste rol.
No que tange à divulgação dos indicadores de mercado de trabalho do Tempo
em Curso, assim como já ocorreu na edição de julho de 2014, no presente
número não foi possível dar
prosseguimento às usuais séries baseadas nos microdados da Pesquisa Mensal de
Emprego (PME). Em consequência da paralização dos servidores, o IBGE divulgou
os microdados da PME de junho de 2014 apenas para Recife (PE), Belo Horizonte
(MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP).
Sendo assim, o anexo estatístico dessa edição conta com apenas dois
indicadores extraídos da PME: o rendimento médio do trabalho principal e a taxa
de desemprego, ambos desagregados pelas quatro Regiões Metropolitanas
divulgadas pelo IBGE. Além deles, a síntese estatística contém as já habituais
tabelas de indicadores provenientes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados
(CAGED), fornecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O boletim na íntegra pode ser acessado
através do link: http://www.laeser.ie.ufrj.br/PT/tempo%20em%20curso/TEC%202014-08.pdf
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