segunda-feira, 31 de março de 2014

A Casa do Perdão nas redes

Aqui no Blog da Casa do Perdão são encontradas todas as matérias publicadas no informativo, além de divulgação de eventos religiosos, datas de giras e homenagens, orações diárias e muitas outras notícias.

No facebook, além de todas as informações sobre a Umbanda também são encontradas fotos, dicas literárias espíritas, assim como no twitter.

Já os vídeos dos programas, entrevistas e reportagens publicadas podem ser vistos no canal do youtube. 

Acompanhe as novidades da Casa do Perdão nas redes:

Twitter: @casadoperdao

"Presença do Axé" é um marco

O evento de lançamento do livro "A Presença do Axé Mapeando Terreiros no Rio de Janeiro", na Blooks Livraria, em Botafogo, foi um sucesso e um marco. Na foto abaixo, um pouco mais da noite de autógrafos com Cláudio Nascimento, Flávia Pinto e as autoras Professora Denise Pini e Professora Sonia Maria Giacomini.


Quando idealizei este Projeto há cerca de 7 anos sabia que seria difícil, mas segui por saber que não seria passiva ao preconceito que nós negros e religiosos sofremos. Hoje o sentimento é de vitória por uma batalha vencida e de garra para tantas outras que virão. Eu sopro este vento para todos que me acompanham para generosamente partilhar tanta alegria e paz. Que Yançã leve este vento fresco a todos e que juntos possamos defender o direito dos ancestrais que foram silenciados, mas que agora falam através dos seus descendentes aguerridos. Obrigada a todos, mas especialmente a minha Yá Beata D'Yemonjá , as professoras Denise Pini Fonseca e Sônia Giacomini e ao Dep. Federal Edson Santos. Saravá!“ - declara Mãe Flávia Pinto, da Casa do Perdão.

Religiosos se reúnem com Secretaria de Meio Ambiente

O MUDA - Movimento Umbanda do Amanhã, a Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) e o Movimento Inter-Religioso (MIR) foram recebidos, no dia 17 de março, na sede Secretaria Estadual do Ambiente para debater sobre a retomada da construção do espaço sagrado da Curva do S, no Alto da Boa Vista/RJ.


De acordo com o presidente do MUDA, Marco Xavier, esse será um espaço inter-religioso. "Não servirá apenas aos cultos afros. Todas as religiões que sentirem a necessidade do contato com a natureza terão um espaço sagrado, onde haverá respeito por sua prática. Será um ambiente de defesa da liberdade religiosa", defendeu.


O MUDA é um movimento sem fins lucrativos para resgatar o orgulho de ser Umbandista e gritar a necessidade de mudança na forma de se propagar a Umbanda. A ideia é que as Casas de Umbanda possam se unir e mostrar a sociedade o verdadeiro valor de uma religião que só propaga o bem.

A Casa do Perdão faz parte deste movimento junto com a TECAF - Tenda Espírita Caboclo Flecheiro, a Casa de Cláudia, o Gongá de Pai Francisco, a TUCJ - Tenda Umbandista Caboclo Jundiara e CADAC.

A próxima reunião do MUDA acontece no dia 13/04, Domingo, às 10h, no IULA - Irmandade Umbandista Luz de Aruanda, que fica na rua Deputado Sá Rego, Lt 01, Qd 75, Vila São Luís -Duque de Caxias/RJ.

Saiba mais: www.facebook.com/muda.umbanda

#DicaLiteráriaCasadoPerdão - Livro: A Saga de Orum - Os guerreiros sagrados

#DicaLiteráriaCasadoPerdão

Título: A Saga de Orum - Os guerreiros sagrados
Autora: Lara Orlow 
Editora: Anadarco

SINOPSE: "A Saga de Orum é um "Orum está em perigo. Os orixás iniciarão uma guerra de proporções épicas, pois a pedra sagrada do príncipe Oxaguiã está desaparecida. O rei Olorun, buscando o conselho do oráculo Ifá, descobre que somente a antiga raça de guerreiros sagrados da Terra - descendentes dos orixás - será capaz de empreender essa missão. Orunmilá, o feiticeiro, faz uma magia ancestral, e traz para Orum os escolhidos por Ifá: Rick, Verônica e Duda. Três jovens comuns, que do dia para a noite, se veem com a responsabilidade de salvar o mundo. Eles contarão com a ajuda de Lonan, o guardião, que com seu dragão alado os guiará durante toda a missão. Eles vivem muitas aventuras até desvendarem que o verdadeiro culpado está mais próximo do que poderiam supor".




sábado, 29 de março de 2014

Oração de hoje: Saluba, Nanã!


Salve, a grande senhora dona do oculto! Saluba, NANÃ!

Que a serenidade das tuas águas acalme meu espírito 
ainda tão conturbado para que eu seja servidora boa e fiel na seara Umbandista.

Toma-me como teu barro e entrega-me nas mãos do oleiro divino para moldar meu ser de acordo com a vontade de Deus sendo instrumento útil para a espiritualidade superior na propagação do bem!

Ah, minha vó! Ensina-me o silêncio transformador pois são nesses momentos que meu espírito mais aprende. Afinal quando falo, perco o tempo da observação de mim mesma. Então, ajuda essa sua filha Tua a seguir, respeitando o tempo que cada coisa tem na natureza e conservando meu olhar firme e confiante transparecendo a fé que anima meu coração e mantém meus pés firmes quando tudo parecer instável.

Saluba, minha vó!

quarta-feira, 26 de março de 2014

Oração do dia: Atotô, meu pai!


Atotô, meu velho! Meu Pai, Grande senhor da Terra, essência da minha vida!

Rogo a tua presença intensa no meu viver nesse momento de luta em que a realidade dói tão intensamente que é mais fácil viver na ilusão, mas ai de mim se olvidar do meu compromisso na esfera terrena.

Por isso imploro que me mantenhas com os pés firmes no chão, que seja a terra o meu alimento e a fonte da minha força.

E nas Tuas grutas eu encontre o abrigo para enfrentar as provações, mas não esconderijo da covardia.

Ajuda-me a manter sereno o meu espírito na confiança de que tuas palhas me cobrirão com tua proteção deixando-me de pé, independente da luta a ser enfrentada.

Eu me orgulho de ser Tua filha e exatamente por isso não posso sucumbir frente as provas, de o ser forte e íntegra, fiel aos teus ensinamentos e sempre a disposição da prática do bem, para que em cada passo que eu der seja reconhecida como filha do senhor das palhas, pois com o senhor aprendi que é servindo no bem que nossas chagas são curadas e nosso espírito fortalecido.

Que a Tua luz resplandeça em minha vida, hoje e sempre!

Atotô!

terça-feira, 25 de março de 2014

Oração do dia: Odoya, minha mãe!


Odoya, minha mãe! Salve Iemanjá, útero do mundo! Salve a Rainha das águas salgadas que alimentam minha vida!

Minha mãe, nesse momento que a provação parece ser maior que minhas forças ampara-me no teu manto santo, acolhe-me no ventre das tuas ondas e renova minhas forças, para que eu não me perca em meio a dor.

Seja comigo, mostrando que quanto maior for a minha fé, mais forte eu estarei para enfrentar os gigantes que tenho pela frente, pois a certeza de que a senhora é comigo, me trará a coragem de seguir a adiante.

Mesmo quanto tudo parecer perdido, decidido e findado aos olhos humanos a senhora trará as determinações de Olorum, que direcionarão meus caminhos e por isso não devo me afligir!

Rogo que as tuas ninfas estejam ao meu redor trazendo a essência da calma e da paciência fortalecendo em mim o ensinamento de que não há dor que não tenha fim.

Ajude-me, minha mãe, a entender meu coração, a decifrar minhas emoções para que eu não me perca pelos desvarios dos meus sentimentos.

Assim como a Lua, tua joia mais preciosa, renova-se em suas fases, ensina-me a renovar-me ao término de cada etapa da minha vida permitindo que eu seja digna de ser reconhecida como tua filha pela renovação da minha alma, mais fortalecida pela superação dos desafios necessários a minha evolução.

Odoyá!

segunda-feira, 24 de março de 2014

#DicaLiteráriaCasadoPerdão - Livro: Sob a luz do luar

Título: Sob a luz do luar
Autor: Robson Pinheiro (pelo espírito Everilda Batista)
Editora: Casa dos Espíritos

Sinopse: Emoção. Acolher a alma que sofre, decifrar os mistérios da vida além-túmulo, desvendar o desconhecido com os instrumentos do coração. Essa, a missão de uma mãe, de uma mulher que de repente se vê no mundo espiritual, longe de seus filhos e amores. Nos caminhos de uma cidade humana é descoberta a sacerdotisa do passado por trás da moradora de rua, revelam-se os mecanismos de Deus para coibir o abuso de um pregador corrompido, assim como se enaltece o poder da fé genuína, seja sobre o leito, seja numa igreja onde se busca a verdade ou mesmo num casebre de periferia. De ser humano a espírito consciente, viaje junto com Everilda Batista. Edição revista de Caravana de luz.


terça-feira, 18 de março de 2014

Corrente espiritual toda terça-feira às 20h


Oração de hoje

Louvado, seja, Pai Amado! Abençoe esse dia que se inicia mais uma vez na minha jornada terrestre, permitindo que eu tenha mais uma oportunidade de recomeço, de refazimento, de acerto dos meus débitos e de transformação da minha alma.

Que essa transformação seja pautada no trabalho pelo bem, na construção de uma forma justa de tratar meus irmãos.

Que eu exercite a prática do perdão em um mundo que o julgamento é mais forte do que nossa capacidade de entendimento das fraquezas alheias, quando nós mesmos somos portadores dos mais vis sentimentos, quanto ainda nos falta do entendimento de que o que mais abominamos são os reflexos de nossa personalidade que nosso orgulho não nos deixa enxergar.

Ajude-me, Pai, a mirar-me no abebé das Iabás e enxergar o que está por traz do meu olhar na ânsia de paz. Que escondido no meu pedido de ajuda está muitas vezes um coração endurecido. Que oculta na minha súplica de balsamo está minha alma arraigada no julgamento de uma verdade que nem eu mesma conheço.

Ah, Pai, ajuda-me a desvendar-me! Ajude-me a encarar de frente os sentimentos que me mantém presa na teia das ilusões e que quanto mais eu me debato, mais eu me prendo, mas principalmente, não me deixe apontar o outro como causador dos meus dissabores, quando esse causador é o meu próprio instinto que age em dissonância com Tua vontade.

Ampara-me na Tua graça, e me ensina a caminhar nas pegadas de Jesus que viveu na prática do bem, semeando as palavras de Deus sem julgar ninguém.

Seja cada dia mais viva Tua luz em meu coração enquanto eu estiver imbuída na prática do bem, do amor e do perdão.

Que assim seja e assim se faça!

segunda-feira, 17 de março de 2014

Seminário Religiosidade Afro na Mídia

Será realizado no próximo dia 21 (sexta), às 17 horas, o Seminário Religiosidade Afro na Mídia, com palestras e debates sobre os temas "Discriminação: Contexto social e histórico" e "Mídia formadora, deformadora, fornecedora: caminhos e estratégias".

O evento, realizado pela ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro, acontece na Câmara Municipal de Nillópolis, que fica na Av. Mirandela, nº 393 - Centro / Nilópolis.


terça-feira, 11 de março de 2014

Cadastre-se para receber nossas notícias

Nosso informativo reúne as principais notícias sobre as nossas atividades e sobre o que acontece no cenário das religiões afro-brasileiras. As notícias são postadas neste blog e em nossas redes sociais e você pode receber todo o conteúdo diretamente em seu email.

Para se cadastrar e passar a receber nosso informativo mensal, basta enviar uma mensagem para o email: comunicacao@casadoperdao.com.br  .



Informativo Casa do Perdão - Março/2014



segunda-feira, 10 de março de 2014

#DicaLiteráriaCasadoPerdão - Livro: Negro

Título: Negro 
Autora: Robson Pinheiro (pelo espírito Pai João de Aruanda) 
Editora: Casa dos Espíritos 

Sinopse: A mesma palavra para duas realidades diferentes. Negro. De um lado, a escuridão, a negação da luz e até o estigma racial. De outro,
o gingado, o saber de um povo, a riqueza de uma cultura e a história de uma gente.
Em Pai João, a sabedoria é negra, porque nascida do cativeiro; a alma é negra, porque humana — mistura de bem e mal. As palavras e as lições de um negro-velho, em branco e preto.

Negro como a noite sem luar. Pai João de Aruanda se apresenta como espírito imortal nestas páginas, que reúnem algumas das suas mais significativas máximas de cunho moral, inspirador e motivacional, porque nos incentivam à mudança e à renovação íntima.



sexta-feira, 7 de março de 2014

OS ANCESTRAIS DO VALONGO - CENTENÁRIO DE ABDIAS NASCIMENTO

O IPEAFRO celebra o centenário de Abdias Nascimento, no dia 14/03, a partir das 14h, com uma cerimônia em sua homenagem e aos ancestrais do Valongo, a ser realizada no sítio histórico e arqueológico do Cais do Valongo, por onde desembarcaram no Brasil mais de meio milhão de africanos escravizados. Antes da cerimônia, haverá uma mesa-redonda com autoridades que debaterão aspectos da vida e obra de Abdias Nascimento. Depois da cerimônia, haverá apresentações culturais no galpão do Centro Cultural Ação da Cidadania, que fica na rua Barão de Tefé, 75, no bairro Saúde, Região Portuária do Centro do Rio de Janeiro. O prédio foi projeto do engenheiro André Rebouças, que proibiu o uso de mão de obra escravizada na sua construção.

PROGRAMAÇÃO

A partir de 12h MINI-EXPOSIÇÃO “ABDIAS PLURAL E ÚNICO”

12h30 APRESENTAÇÃO MUSICAL COM POESIA
Chorinho - Nilze Carvalho, Regional Saci Chorão. Poesias de Abdias Nascimento

14h CERIMÔNIA DE ABERTURA
Composição da mesa de abertura e hinos (nacional, da independência e da negritude)
Presença especial de Lilian Thuram, Fondation Lilian Thuram de Éducation contre le Racisme (Parceria Museu de Arte do Rio – MAR)

15h SEMINÁRIO
Palavras iniciais: Wande Abimbola, expoente e estudioso da tradição de Ifá, ex-reitor da Universidade Obafemi Awolowo, Ile Ife, Nigéria, fundador do Instituto do Legado de Ifá; Olabiyi Yai, pesquisador, autoridade  cultural, ex-embaixador da República de Benin; ex-presidente do Conselho Executivo da UNESCO

Mesa Redonda: Anani Dzidzienyo (Universidade Brown, EUA), Kabengele Munanga (USP), Sueli Carneiro (Geledés), Leda Maria Martins (UFMG)

Homenagens
Instituto de Cultura e Consciência Negra Nelson Mandela
Atores e atrizes vivos do Teatro Experimental do Negro

Padê de Exu – Abdias Nascimento

18h CORTEJO PARA O CAIS DO VALONGO
Aderbal Ashogun e Treme Terra Esculturas Sonoras encontram Djalma Corrêa

ABDIAS 100 ANOS: UM MEMORIAL IMAGINÁRIO NAS PAREDES DO VALONGO
Luiz Noronha, Bernardo Gavazzi, Fernando Prado (LAMCE/ CRIAR/ UFRJ)

18h30 CERIMÔNIA INTER-RELIGIOSA (Cais do Valongo)
Orações e oferendas nas tradições orais brasileiras e africanas – Convidados internacionais e autoridades do candomblé, umbanda, povos indígenas, ciganos, tradição de Ifá (Movimento Inter-Religioso, Comissão Contra a Intolerância Religiosa) Tradições religiosas escritas: judaísmo, catolicismo, protestantismo, Islão, Baha’i .

Homenagem aos ancestrais do Valongo na pessoa de dois ilustres aniversariantes do dia: Carolina Maria de Jesus e Synval Silva.

19h30 Cortejo de retorno ao Centro Cultural Ação da Cidadania e Intervalo

20h APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS
Samba – Tributo a Abdias (Terno de Cambraia)

Performance: As Quebradas contam Abdias (Universidade das Quebradas, PACC / UFRJ)
Performance: Abdias Exu nas trilhas griôs do quilombismo (Ponto de Cultura Ipeafro Griô Abdias Nascimento)
Show musical – Re.Fem.
Show musical – Nei Lopes



22h30 ENCERRAMENTO

Lançamento: Presença do Axé Mapeando Terreiros no Rio

A editora Pallas, a PUC-Rio e as autoras Denise Pini Rosalem da Fonseca e Sofia Maria Giacomini, convidam para o lançamento do livro: Presença do Axé Mapeando Terreiros no Rio de Janeiro.

O lançamento será no dia 19 de março, às 18h30, na Blooks Livraria, que fica na Praia de Botafogo, 316 - Rio de Janeiro.